Monday - 06th of January 2014

logo.gif














Invasão da França e da Rússia
Após invadir países menores e com pouco recurso militar, os alemães resolveram invadir a França. O esperado era que a França resistisse, devido ao apoio que tinha da Inglaterra e seu grande potencial humano e bélico. Os franceses se concentraram na fronteira com a Bélgica, acreditando que a Alemanha iria repetir a invasão que havia feito em 1914, durante a Primeira Guerra. Na saída de uma floresta, os franceses colocaram uma tropa pouco eficiente. Foi nesse local que as tropas alemãs atacaram.

A surpresa causou pânico no exército, que não conseguia deslocar-se, pois havia milhares de pessoas fugindo nas estradas do país. Em três semanas, eles já haviam imobilizado todo o exército francês. Em 14 de junho, os alemães desfilaram em Paris e, no dia 22 do mesmo mês, a França se rende. Mesmo após a derrota, a Inglaterra prometeu continuar na guerra.

carrodebatalha.jpgQuando a França já estava tomada, a Itália declarou guerra em junho de 1940. As tropas italianas que estavam na Líbia invadem o Egito e são expulsos pelos britânicos. Com os problemas enfrentados pelos italianos, Hitler desloca tropas alemãs para ajudá-los e, com essa ajuda, consegue derrotar os ingleses que são obrigados a recuar. Ainda naquele ano, a guerra alcança a região dos balcãs.

O líder italiano, Mussolini, também autorizou a invasão da Grécia através da Albânia. Além de não conseguirem invadir o país, os italianos ainda foram atacados e obrigados a recuar. No início de 1941, a Inglaterra sofre várias derrotas; porém, eles conseguiram manter algumas regiões importantes como a Ilha de Malta.

Entre 1940 e 1941, a Inglaterra ficou praticamente isolada, pois sua esquadra havia sido derrotada por Hitler. Eles bombardeavam Londres e passaram a atacar até a população civil. A situação somente se acalmou quando a Alemanha resolveu invadir a Rússia e deslocou suas tropas para as frentes orientais. O sucesso obtido na primeira fase de guerra foi o propulsor para que Hitler atacasse a Rússia.

Invasão da Rússia

Antes que fosse atacado pelos soviéticos, Hitler decidiu atacá-los primeiro, subestimando a capacidade do Exército Vermelho. Stalin foi avisado previamente pela Inglaterra e também pelo Departamento de Estado Americano sobre a invasão que estava prestes a ocorrer. Um espião russo chegou a informar ao líder soviético a data exata da invasão; porém, nenhum desses avisos foi suficiente para convencê-lo. Ele acreditava que essas informações eram uma tentativa de fazer com que a Rússia entrasse em guerra com a temida Alemanha. Ordenou até que o exército se afastasse das fronteiras com o país germânico.

soldadocomarmaA Alemanha dividiu seu grupo de ataque em três frentes. O exército do norte deveria ocupar os Estados Bálticos, para que encontrassem as tropas finlandesas na cidade de Leningrado. Os exércitos do centro deveriam marchar para Moscou. Os exércitos do sul tinha a missão de invadir a região da Ucrânia e depois partir para o Cáucaso. Esse era o maior exército a invadir um país. As tropas que se encontravam na fronteira foram derrotadas e a força aérea foi combatida ainda no solo. Os alemães conseguiam atravessar o país sem que o exército da Rússia oferecesse alguma resistência. A certeza da vitória eram algo comum entre o exército alemão.

Com a eminente chegada das tropas alemãs em Moscou, as soviéticas aumentavam a resistência. E com o início do rigoroso inverno, as estradas ficaram cheias de lama, o que dificultava a locomoção dos carros das tropas da Alemanha. Apesar desses problemas, eles chegaram às redondezas da capital em novembro de 1941. O inverno estava mais intenso e os soldados alemães não haviam se preparado para tanto frio.

A ordem de Hitler foi que os soldados aguardassem a passagem do inverno para que pudessem prosseguir. A capital só seria atacada durante a primavera. Entretanto, as tropas russas, com a ajuda das tropas siberianas, começaram o contra-ataque surpreso contra os alemães. Essa manobra afastou os soldados das proximidades da capital. O fato desencadeou o pânico entre todo o exército e devido a isso, Hitler assumiu o comando geral da guerra.

soldadoempé.jpgCom a chegada da primavera, em 1942, as tropas alemãs retomaram a invasão e conquistaram a região do Mar Negro e  do Cáucaso. Apesar da perda de território, era evidente que os russos estavam se preparando melhor para enfrentar os alemães.