Monday - 06th of January 2014

logo.gif














Consequências
Depois do conflito, a situação dos países que participaram estava bem diferente. As potências do Eixo estavam destruídas e a Inglaterra e a França também sofreram grandes perdas. Foi a partir dessa época que o mundo passou a ser dividido conforme a ideologia dos EUA e da URSS. Com o crescimento da Rússia, ocorreu uma maior procura pelo socialismo marxista e diversos países passaram a ter um governo comunista.
 
Apesar das enormes perdas, muitos países se beneficiaram com a Segunda Guerra. O Canadá se tornou um grande fornecedor de aviões e navios. A guerra ajudou o país a ter diversas indústrias de metais pesados. Os EUA também tiveram um grande crescimento de seu parque industrial. Após a guerra, foram realizadas diversas conferências a fim de decidir a divisão territorial e os rumos da Alemanha no pós-guerra.

soldadosA Alemanha foi multada e boa parte da indenização seria destinada para a União Soviética. Vários líderes nazistas foram condenados e a indústria bélica foi proibida de produzir. Enquanto os soviéticos tomavam conta da região oriental da Europa, os Estados Unidos influenciavam a parte ocidental do continente. Eram os prenúncios para a Guerra Fria.

Com o fim da guerra, o mundo passou a utilizar a definição de superpotência e os Estados Unidos comandavam o bloco econômico capitalista e a União Soviética, estava à frente do bloco socialista. Além disso, ocorreu na Europa uma grande crise. Os países haviam perdido não só a guerra como também seu caráter econômico, político e cultural.

Surgiu a ONU - Organização das Nações Unidas em 1945. É uma organização mundial que reuniu países com o intuito de assinar a Carta das Nações Unidas. Essa carta dava poderes de mediação à organização de modo a intervir em possíveis conflitos para evitar as consequências da Segunda Guerra Mundial. Além disso, sua função também era de manter a paz mundial.

Curiosidades

  • Quando os aliados atacaram a capital da Alemanha, Berlim, a bomba matou o único elefante que vivia no Jardim Zoológico da capital;

  • Na Primeira Guerra Mundial, Benito Mussollini era editor de um jornal italiano;

  • Hitler era vegetariano e não fumava;

  • A saudação nazista não era utilizada pelo exército. Somente começou a ser utilizada depois que o líder alemão foi atacado, em 1944;

  • Diversos animais foram utilizados para levar bombas aos inimigos e os mais usados foram os cães, morcegos e ratos.
 

soldadobrasileiro.jpg
 
 
Brasil na Segunda Guerra

O Brasil começou a participar da Segunda Guerra Mundial em agosto de 1942, durante a presidência de Getúlio Vargas. Primeiramente, o país permaneceu neutro e quando os navios brasileiros passaram a ser atacados, ele estabeleceu um acordo com os Estados Unidos, para que o país participasse da guerra. O primeiro grupo de soldados brasileiros chegou à Itália em 1944. Foram enviados homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além dos motivos informados, o Brasil entrou na guerra com interesses políticos, comerciais e estratégicos. O Brasil mantinha um intenso comércio com a Alemanha, na época; porém, os Estados Unidos ofereciam ajuda financeira e militar.

Os brasileiros conseguiram dominar cidades importantes, como Monte Castelo, Montese e Turim. Foi com dificuldade que os soldados brasileiros conseguiram derrotar os alemães nesses lugares. Primeiro, porque o treinamento feito nos Estados Unidos não condizia com a realidade enfrentada na guerra; segundo, porque o clima frio e montanhoso causou dificuldades aos brasileiros. No Brasil, a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, servia para abastecimento dos aviões americanos.