Monday - 06th of January 2014

logo.gif














A Derrota do Eixo
Stalingrado era a cidade da Rússia que possuía grande fluxo de transporte fluvial e ferroviário e realizava a ligação entre o Cáucaso e a capital, Moscou. Em julho de 1942, as tropas começaram a se preparar para ocupar a cidade. Após meses de confronto, ela foi praticamente tomada pelos soldados. Apesar disso, os russos conseguiram manter o controle de uma parte dela e a Alemanha seguiu sem a vitória completa.

aviãodeguerraAs tropas russas realizaram um contra-ataque e conseguiram acuar várias tropas alemãs. Durante o natal de 1942, diversos soldados estavam sob o cerco do exército soviético. Muitos morreram de fome e frio, sem que o exército tivesse fornecido qualquer ajuda. Em fevereiro de 1943, centenas de soldados alemães se renderam, causando a maior derrota do militar da Alemanha. A Batalha de Stalingrado, como ficou conhecida, foi o início da ruína da Alemanha Nazista.

Entrada dos EUA

O Japão havia se tornado um aliado da Alemanha em 1937 e estava expandindo seus territórios. Para evitar essa ascensão, os Estados Unidos começam a embargar o envio de diversos produtos para aquele país. Porém, a situação torna-se insustentável quando o Japão ataca a base naval de Pearl Harbor. Pearl Harbor era uma colônia dos EUA situada no Havaí, que foi atacada pelos japoneses. Foram destruídos diversos encouraçados americanos e causou a morte de centenas de soldados. O ataque aconteceu em 07 de dezembro de 1941 e foi uma surpresa que atingiu severamente a Marinha dos Estados Unidos. Esse ataque foi o motivo para os EUA participarem na Segunda Guerra Mundial.

naviodeguerra.jpgO ataque à base americana era apenas uma das medidas do exército japonês que pretendia atacar as colônias inglesas que pertenciam à Inglaterra, os EUA e a Holanda. Sabendo do poder militar dos Estados Unidos, os japoneses atacaram sua esquadra para que tivesse tempo durante um possível ataque. Com a conquista de diversas regiões, o Japão começa a se preparar para a ofensiva dos americanos.

 
Invasão da Normandia

Depois do ataque do Japão, os líderes da Itália e Alemanha declaram guerra aos Estados Unidos. O país começa a criar seu arsenal bélico e a preparar seus soldados. Os gastos foram enormes e a ofensiva americana começou em maio de 1942. Foram diversas batalhas e EUA foram conquistando as terras que haviam sido tomadas pelo Japão.

A denominada Guerra do Pacífico utilizou bastante as unidades navais de cada país e os porta-aviões começaram a ter uma grande importância. Com a chegada dos Estados Unidos nas ilhas japonesas, a Marinha Imperial começou a ruir. Os exércitos da Inglaterra e dos Estados Unidos começaram a atacar a parte sul do eixo, chegando à ilha da Sicília. Benito Mussolini foi destituído no verão de 1943. Em setembro, foi solicitado o armistício da Itália com os aliados. O ex-líder italiano foi capturado por forças guerrilheiras e fuzilado. Foi justamente na Itália que o Brasil atuou com a Força Expedicionária Brasileira.

Na metade do ano de 1944, os aliados ocidentais começaram a Operação Overland (conhecido como o Dia D) com uma enorme frota que partia da Inglaterra para a Normandia. Esse ataque foi surpreendente para a Alemanha, pois as tropas inglesas e americanas conseguiram tomar o litoral da França. Além desses países, também participaram da invasão à Normandia os Estados Unidos, Canadá, França, Polônia, Austrália, Bélgica, Nova Zelândia, Holanda e Noruega.
 
soldadosnabatalhaEsse procedimento levou os alemães a recuar e, posteriormente, oficiais do alto escalão do exército tentaram assassinar Hitler, que escapou ileso e enforcou os envolvidos no golpe. O Dia D é considerado crucial para a vitória dos aliados.

Em outubro de 1944, os russos chegaram às terras alemãs e conquistam a Prússia Oriental. Já no mês de abril, começou a invasão do Exército Vermelho em Berlim, fazendo com que Hitler convocasse todos os homens para a luta. Quando a capital foi totalmente invadida, o líder alemão suicidou-se com sua esposa, Eva Braun. A Alemanha rende-se no dia 07 de maio de 1945.